Filosofia de Gestão

O nome Próprio Capital traduz a preocupação sócios da Empresa em alinhar os interesses de todos participantes do Fundo de Investimento com vista ao longo prazo, buscando sempre o melhor retorno para o patrimônio de todos.
Estamos focados no conceito de investimento em valor, na idéia de que existem negócios subavaliados no mercado de ações da BMF&Bovespa, e, por conseqüência, oportunidades de obter um retorno superior à média do mercado. Buscamos primeiramente preservar o capital, analisando oportunidades com elevada margem de segurança.
Buscamos primeiramente preservar o capital, analisando oportunidades com elevada margem de segurança. Nossa filosofia de investimento considera as técnicas empregadas por grandes investidores de sucesso, como Benjamin Graham, Philip Fisher, Peter Lynch, Charlie Munger, Warren Buffett, entre outros conceituados investidores em valor.
Concomitante ao interesse em um processo de gestão e seleção de investimentos robusto também temos a preocupação em otimizar todos os aspectos administrativos da carteira de investimentos. Nossa preocupação abrange a busca de custos reduzidos dos prestadores de serviços aos investimentos, em especial custos com corretagem na compra e venda de ações, realizando somente transações que visem maximizar o retorno de todos e negociando sempre em busca das menores taxas do mercado.

 

Processo de Gestão

O processo de tomada de decisão e gestão dos investimentos da Próprio Capital possui como principais características:
Nossa tomada de decisão esta centrada em um processo de análise que tem como base o conhecimento aprofundado sobre as empresas que investimos.
Não é nosso objetivo antecipar movimentos de curto prazo do mercado acionário brasileiro, o chamado “Market Timing”, nem a realização de operações de compra e venda com a mesma ação num mesmo dia, conhecido como “Day-Trade”. Nossa tomada de decisão esta centrada em um processo de análise que tem como base o conhecimento aprofundado sobre as empresas que investimos.
Buscamos empresas que demonstrem qualidade de gestão, atividade rentável, potencial de crescimento e criação de valor ao acionista. A Política de Investimentos adotada é focada exclusivamente na seleção das empresas que atendam nossos critérios de investimento, negociadas em bolsas de valores. Não temos interesse na utilização do investimento em Derivativos, tais como opções e contratos futuros;
Avaliamos qualquer tipo de informação de forma crítica, independente de sua origem, seja a partir de empresas, analistas ou instituições financeiras. Não há qualquer tipo de interferência na gestão da carteira de investimentos por parte da corretora administradora. O administrador tem como atribuição o processamento e o monitoramento dos investimentos realizados perante aos normativos da Bolsa e da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, que também fiscalizam toda a atividade.

 

proprio-capital3



"Próprio Capital é uma iniciativa de investidores e profissionais do mercado de capitais para obter o melhor retorno possível para o patrimônio dos investidores."