Comentário Mensal do Gestor – Fevereiro 2022

“Estou comprando como nunca”, Luiz Barsi,

dono de um patrimônio avaliado em R$ 2 bilhões investidos somente em ações e o maior investidor pessoa física da B3.

Estamos vivendo momentos únicos na história. Dois anos de pandemia e agora o recente ataque da Rússia sobre a Ucrânia. Qual a visão do Sr. sobre esse momento de instabilidade?

Barsi – Esse é um momento propício para comprar. São essas oportunidades de sobressalto no mercado, provocadas por acontecimentos homéricos, econômicos e políticos, que abrem janelas. Eu, por exemplo, estou comprando como nunca. As oportunidades estão aí para quem quiser se beneficiar delas no futuro. Ninguém torce por tragédias, é claro, mas elas acontecem e, quem estiver preparado, pode ganhar por isso. E-investidor (Estadão) | 10/03/2022 | Valéria Bretas

Foco da gestão é no valor das empresas investidas perante seu preço em bolsa, com diversificação e liquidez.

Todos os anos surgem situações onde é difícil prever resultados e consequências. Alguns eventos afetam poucos, mas às vezes surgem conjunturas que parecem que irão atingir a todos, e de forma negativa. Em relação ao nosso fundo, que é uma carteira diversificada, com a liquidez que a bolsa proporciona, dois pontos são bem importantes.

O primeiro é que sempre superamos as fases de maior incerteza, e logo na sequência, fica muito claro que foram momentos onde a variação das cotações gerou grandes oportunidades de investimento. Isso para quem pode aguardar o cenário melhorar, que é o que acontece com o tempo.

Outro ponto, em todas situações sempre existem empresas que irão suprir necessidades ou acessar novos mercados. Como agora, onde limitações da Ucrânia e Rússia já geram maiores preços e demanda para empresas que investimos, vide minério de ferro (Vale, CSN Mineração), petróleo (Petrorio e 3R) e siderurgia (Usiminas).

Momentos de estresse devem ser observados como oportunidades.

Prova da capacidade das grandes empresas lidarem com mudanças é que faz dois anos de pandemia da covid, e a cada trimestre estes líderes tem faturado mais, evoluído nas operações, e em geral, os resultados já superam os períodos anteriores à pandemia. À exemplo de bancos (Banco do Brasil), teles (TIM) e cerâmica (Portobello).

Considerando o histórico e a solidez dessas empresas em bolsa, são grandes as chances de continuarem tendo resultados acima da média geral, o que evidencia que estas fases de estresse são oportunidades.

Adicionalmente, acompanhamos tendências estruturais que são aceleradas nestes períodos. Tais como evoluções nas famílias, mudanças nos hábitos, exigências em ESG (ambientais, sociais e governança) e na integração do mundo físico com o online, e que se refletem na formação de grandes grupos nacionais. Temos isso em redes de atacado (Assaí), animais de estimação (Petz), academias (SmartFit), farmácias (Panvel), energia elétrica (Neoenergia) e logística (Simpar), e que avançam mesmo com variações na inflação e juros, e eleições periódicas.

O investimento periódico, a partir do seu perfil, conhecimento e objetivos é a melhor estratégia.

Ao final de fevereiro, o Próprio Capital Fundo de Ações registrou em 12 meses um recuo das cotas em 8,84%, período que o Ibovespa teve variação de +2,82%. No mês, o fundo desvalorizou 2,90% e o Ibovespa valorizou +0,89%.

Como permanecemos com ótimas empresas, quando as cotações recuam com o tempo retornam e superam os patamares anteriores. Conforme seus objetivos, aproveite os preços mais baratos e invista periodicamente.

Um abraço,

Rafael Costa
Gestor de Investimentos
Próprio Capital Gestão de Recursos

Importante/Leia com Atenção: Material Publicitário. Este material tem propósito exclusivamente informativo e, portanto, não deve ser considerado como recomendação de investimento, oferta de venda de cotas de fundos de investimento ou de qualquer título ou valor mobiliário. Informações econômicas, previsões, opiniões, técnicas ou estratégias de investimentos mencionadas neste material são baseadas em determinadas suposições e nas condições atuais de mercado – tais informações são altamente dependentes de fatores incertos, como o comportamento do mercado, da situação econômica do Brasil, da indústria e dos mercados internacionais. Portanto, cada declaração aqui escrita está sujeita a mudanças, e não deve ser utilizada como insumo para qualquer estratégia de investimento pessoal ou institucional. A Próprio Capital Gestão de Recursos não se responsabiliza por eventuais prejuízos de qualquer natureza em consequência do uso destas informações.
Para mais informações, acesse o Material Técnico: https://propriocapital.com.br/fundo-de-acoes/    


WhatsApp chat